Layer-16No ano de 1965, a jovem educadora Marli Lúcia N. Figueira, numa pequena sala com quatro alunos, iniciou a escola Pimentinha. Algumas dificuldades iniciais foram superadas e com visível transformação, essa Escola cresceu dando origem à Escola Maria Montessori, quando a professora Marli, encantada pela sua riqueza, adotou o SistemaMontessori de Educação, sendo uma das pioneiras no nosso Estado. No decorrer de todos esses anos a Escola Maria Montessori teve como missão, oferecer à nossa comunidade um ensino de excelência, priorizando a aprendizagem global da criança bem como o seu desenvolvimento cognitivo e sócio-afetivo. A nossa filosofia é baseada nos ensinamentos da Dra. Maria Montessori que através de seus estudos no campo da medicina e da pedagogia e de suas realizações práticas demonstradas em quase todos os continentes, colocou a base de uma ciência universal de educação. Tendo como linha pedagógica o Sistema Montessori de Educação , a práxis que utilizamos parte do pressuposto de que o homem é o construtor de si mesmo; é ele quem absorve e integra sua cultura e constrói sua personalidade. A nossa proposta pedagógica propõe a integração total da criança com o meio, onde troca e usa seus conhecimentos sentindo-se participante do desenvolvimento social. Vale ressaltar que atualmente, a maior parte das escolas americanas e europeias utiliza o Sistema Montessori de Educação difundido por mais de 75 países.