Quem foi Maria Montesori?

mariaMaria Montessori foi a primeira mulher a freqüentar a escola de medicina e a primeira Doutora em Medicina na Itália. Foi através de seu trabalho com crianças deficientes e socialmente desfavorecidas que ela desenvolveu seu método único de ensino conhecido como o Sistema Montessori de Educação. Como resultado de seu estudo mais aprofundado com observação e experimentação, ela encontrou os princípios de seu método a ser aplicável a todas as crianças. Ela trouxe grande impacto para a educação em geral e para a nossa forma de entender e ensinar as crianças de hoje.

A influência de Montessori pode ser vista, não apenas na quantidade de escolas que levam o seu nome em diversos continentes, mas através dos campos assistenciais, de desenvolvimento e educação de crianças. Muitas de suas idéias são agora parte do nosso conhecimento comum, da nossa linguagem e pensamento sobre crianças. Ela foi inovadora no campo da educação e idéias que antes encontravam grande resistência, agora parecem naturais, aceitas como aspectos da infância.

Hoje, os ensinamentos de Maria Montessori são de fundamental importância no presente da criança para prepará-la para o seu futuro.