Consiste de uma filosofia do desenvolvimento da criança e uma lógica para orientar esse crescimento. Baseia-se em duas importantes necessidades de desenvolvimento:

  • Liberdade com responsabilidade;
  • Ambiente cuidadosamente preparado que assegure o acesso aos materiais educativos, oportunizando à criança novas experiências de aprendizagem.

Através dessas necessidades, a criança desenvolve a inteligência, bem como habilidades físicas e psicológicas. O Sistema Montessori de Educação foi desenhado para obter o máximo de aproveitamento do desejo de aprender das crianças e da sua habilidade de desenvolver as suas próprias capacidades.

Informativo Escola Maria Montessori

 

As premissas da Educação Montessoriana são:

  • As crianças devem ser respeitadas enquanto indivíduos diferentes dos adultos bem como diferentes entre si;
  • As crianças possuem uma sensibilidade única e habilidade intelectual de absorver e aprender do meio em que vivem, que é diferente da dos adultos em qualidade e capacidade;
  • Os anos mais importantes para o desenvolvimento das crianças são os seis primeiros anos de vida, quando a aprendizagem inconsciente é gradualmente trazida ao nível do consciente.

As crianças possuem uma paixão profunda e necessidade de fazer coisas com um propósito. Elas fazem, não como um adulto, para completar uma tarefa, mas pela atividade por si só. É esta atividade que as capacita a atingir o seu objetivo mais importante: potencializar o seu desenvolvimento enquanto indivíduo, nos aspectos cognitivo, físico e psicológico.